Sobre marcas e identidades visuais

Se eu morrer, a culpa é dele
20/04/2011
Uma nova vida para os GIFs
21/04/2011

Sobre marcas e identidades visuais

A questão de como as pessoas se identificam com a sua marca e criam identidade com ela é algo totalmente, na minha opinião, dependente da bagagem cultural de cada pessoa, afinal, a interpretação de símbolos e signos é complexa e depende de uma infinidade de fatores, vejamos primeiramente alguns casos bem recentes:

case YES rent a car

A nova identidade visual da Yes Aluguel de Carros já está presente nas peças da campanha anual da Rede, que apresenta o posicionamento Aproximando o Brasil. A Stalo Comunicação assina a nova marca, o alinhamento da comunicação visual e a campanha nacional. Depois de uma extensa pesquisa, a equipe de criação da agência chegou a nova marca que representa bem a presença territorial da Yes (está presente em mais de 80 localidades). A proposta é valorizar a Yes, evidenciando este aspecto e a liberdade que a Rede oferece aos seus clientes.

Baseado num estudo de diversos projetos de comunicação que já foram desenvolvidos para a empresa, a nova marca traz como principal elemento, um símbolo gráfico que permite um fácil reconhecimento da marca Yes por parte do público, criando uma atmosfera de intimidade com o usuário.

case Bridgestone


A Bridgstone Corporation lançou no início do mês seu novo logotipo e slogan para comemorar o aniversário de 80 anos da fundação do grupo. A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento da marca mundialmente. A mudança contemplou o logo Bridgestone, a marca Bridgestone e a marca B (foto). Já o slogan “Your Journey, Our Passion” substitui o antigo “Passion for Excellence”, para transmitir o conceito de que a empresa busca contribuir para o dia a dia dos clientes a partir de seus produtos e serviços.

Padronizar a identidade mundial do Grupo Bridgestone e fortalecer o nome institucional da empresa, diferenciando-o das suas marcas de produtos. Estes são os principais objetivos da mudança anunciada pela empresa em 1º de janeiro de 2009 pelo chairman e CEO da Bridgestone América Holding, Mark Emkes.

A empresa passou a ter no nome Bridgestone a sua denominação única institucional. “Vamos renomear as nossas empresas, de uma forma que defina claramente a Bridgestone Américas e suas subsidiárias como membros do Grupo Mundial Bridgestone”, afirmou Emkes.

Segundo o chairman e CEO, a mudança tem como objetivo também eliminar as dúvidas dos consumidores quanto ao nome da companhia e de suas marcas de produtos. “Essa mudança irá eliminar confusões no mercado e nos ajudar a esclarecer e reforçar a nossa identidade corporativa como Bridgestone, enquanto continuamos trabalhando para definir claramente os diferentes atributos de nossas marcas de produtos: Bridgestone, Firestone e demais associadas”, revela.

Com a mudança, no Brasil a companhia passa a se chamar Bridgestone do Brasil. Entretanto, apesar da alteração do nome institucional, nada mudará no que diz respeito aos produtos produzidos e comercializados pela empresa. Quanto ao posicionamento das marcas e seus produtos tudo continua como está: a Bridgestone segue sendo uma marca premium, sempre associada à tecnologia, inovação e sofisticação, enquanto a marca Firestone mantém o conceito de tradição, qualidade e segurança.

O presidente da Bridgestone do Brasil, Humberto Gómez, vê como positiva a mudança e acredita que ela irá fortalecer também a percepção do consumidor de uma empresa global.
“Com a mudança, iremos consolidar no mercado uma imagem global e padrão que demonstrará aos nossos clientes um consistente modelo de negócio, independentemente da região geográfica. Acreditamos que esta alteração do nome é uma oportunidade adicional para distinguir os diferentes posicionamentos das marcas e de criar uma única identidade corporativa em todas as Américas”, conclui.

Tenho aqui dois casos, para mim, bem extremos, um de remodelação total e o outro de detalhes de simplificação e moderniação de imagem.

Estou escrevendo sobre dois casos bem polarizados, justamente porque estou neste momento da questão quanto a logo da empresa que trabalho, remodelação total ou somente modernização do visual? Até que ponto uma mudança radical na marca irá trazer um prejuizo ou a perda da identificação?

Conto com a opinião de vocês!

Beijones
Carol

1 Comment

  1. Jackson disse:

    Mantenho minha opinião sobre não perder a identidade da marca, ex da Pepsi. Melhorar com certeza mas, não mudar a base.

    JK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *